A instalação de um sistema SPDA (Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas) é ideal para as empresas, residências, fábricas, em que há um grande consumo de energia elétrica devido aos equipamentos eletrônicos.
O SPDA serve para garantir a proteção de edifícios contra os raios que podem chegar a atingi-los e colocar em risco a vida dos seres humanos, ou danificar máquinas e equipamentos operacionais.
Isso porque é um sistema que permite diminuir o impacto dos efeitos de descargas elétricas. Dito isso, o laudo SPDA é indispensável após a instalação do sistema de proteção.
Para que serve o laudo SPDA?
Tendo em vista que o SPDA é um sistema que contribui para evitar possíveis causas de acidentes em decorrência dos raios e imprescindíveis as instalações em edifícios, é essencial emitir o laudo.
O laudo SPDA nada mais é do que um documento que analisa quais são as condições do sistema de proteção contra descargas atmosféricas.
Com isso, o laudo é de suma importância para auxiliar na proteção das organizações, edifícios comerciais, industriais e outros, contra descargas elétricas. O documento serve para certificar de que o sistema de proteção esteja funcionando em conformidade com a norma NBR 5419 da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), cujo objetivo é garantir a segurança das pessoas e de propriedades.
Assim, é realizada a inspeção de SPDA para avaliar, testar e até mesmo melhorar os sistemas de proteção contra descargas atmosféricas. Desse modo, é possível garantir o cumprimento de normas regulatórias e as melhores práticas.
Como funciona o laudo SPDA?
O laudo técnico SPDA é o documento obrigatório em construções que compõem o sistema de proteção para descargas atmosféricas, também conhecido como o para-raio.
O laudo possui a descrição da análise do sistema, estado, problemas na inspeção, além de conclusões e recomendações. Dentre os aspectos analisados, é possível citar:
- Gestão de riscos: objetivo em avaliar a incidência de raios na região e os riscos de descargas atingirem o edifício;
- Possíveis danos: identificar o potencial de dados físicos na estrutura do prédio, além de o perigo à vida das pessoas;
- Requisitos técnicos: verificação do cumprimento de requisitos técnicos de todos os subsistemas, como conexões, cabos, malhas para garantir a eficiência na proteção;
- Proteção interna: o laudo apresenta os equipamentos e as ações para aumentar a proteção de espaços internos a fim de reduzir danos e risco à vida do ser humano.
É válido destacar que essas inspeções devem ocorrer em situações em que o sistema de proteção é alterado ou até mesmo sofre uma descarga atmosférica, além do processo de construção do sistema, e após a conclusão de instalação do SPDA.
A importância de contratar Serviços de Laudo SPDA
O laudo SPDA pode ser definido como uma auditoria técnica e que deve ser realizada por profissionais autorizados para avaliar as condições de funcionamento do sistema de proteção.
Essa inspeção pode ser realizada semestralmente e de modo programado. Logo, ao obter a manutenção periódica é possível identificar os pontos que sofreram desgaste, por exemplo, e assim, evitar que o edifício corra o risco de ser atingido pela descarga atmosférica e causar danos nos equipamentos, além de colocar a vida dos indivíduos presentes no ambiente, em risco.
Por essa ração, contar com serviços de laudo para o sistema de proteção contra descargas elétricas é de suma importância, tendo em vista que, ao identificar problemas no sistema, o laudo aponta soluções para corrigir o SPDA, e garantir a eficiência desse sistema para minimizar os efeitos em decorrência das descargas elétricas no estabelecimento, edificações, e outros.
Por isso, é imprescindível contratar profissional autorizado para emitir o laudo na sua edificação!
Se procura ofertas de Laudo spda , encontre os melhores distribuidores, realize uma cotação já com mais de 30 empresas gratuitamente para todo o Brasil!